O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Normas de formatação da revista

Serão aceitos textos originais escritos em português ou inglês.

Os artigos devem ser formatados em tamanho A4 serão aceitos arquivos compatíveis com as extensões .odf (OpenOffice), *.doc ou *.docx (MS Office), formatado com a fonte Times New Roman tamanho 12 e espaçamento 1,15 com todas as margens definidas em 2,5cm. As figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos. O resumo deve conter até 250 palavras e ser escrito em nos três idiomas, (Português e Inglês). Conforme modelo em nosso template disponibilizado abaixo.

É importante que as informações sobre os autores sejam inseridas em arquivo modelo: BAIXE O MODELO DE FOLHA DE ROSTO

É obrigatório que as informações do texto sejam inseridas em arquivo modelo: TEMPLATE SUBMISSÃO DE ARTIGOS

* O número máximo de autores/as por submissão não pode exceder seis (6).

 Os autores devem ficar atentos aos preenchimentos das informações no template que disponibilizamos acima.

ORCID

Todos os(as) autores(as) deverão informar o número de registro do ORCID no cadastro de autoria do artigo. Não serão aceitos autores sem registro.

SEÇÕES

TIPOS DE ARTIGOS RECEBIDOS PELA REVISTA

Editorial: Assuntos ou artigos abordados criticamente por especialista da área. Todos os editoriais da revista Onscience são escritos por meio de convite. Não serão aceitos editoriais enviados espontaneamente.

Artigo de Revisão: Os editores formulam convites para a maioria das revisões. No entanto, trabalhos de alto nível, realizados por autores(as) ou grupos com histórico de publicações na área serão bem-vindos. Não serão aceitos, nessa seção, trabalhos cujo autor(a) principal não tenha vasto currículo acadêmico ou de publicações, verificado através do sistema Lattes (CNPQ), Pubmed ou SciELO. 

Artigo Original: A revista Onscience aceita todos os tipos de pesquisa original na área de ciências cardiovasculares e afins, incluindo pesquisas multidisciplinares, em seres humanos e pesquisa experimental. 

Artigo de Dados: Artigo de dados (Data article) é um artigo cujo principal objetivo é descrever uma coleção/conjunto de dados de pesquisa. Semelhante a um artigo convencional, contém DOI (quando exigido pela coleção), título, autores, afiliações, resumo, palavras-chave, seções semelhantes a introdução e metodologia (descrição das etapas metodológicas de obtenção dos dados), referências, citações, licença Creative Commons e histórico. Este artigo também pode conter seções específicas desse tipo de publicação como descrição da coleção/conjunto de dados (composição, formato, localização, formas de acesso, forma de manipulação dos dados, sistemas e softwares para processamento, etc.) e usos potenciais.

Artigo de Opinião: Apresenta uma posição ou opinião dos(as) autores(as) a respeito de um tema científico específico. Esta posição ou opinião deve estar adequadamente fundamentada na literatura ou em sua experiência pessoal, aspectos que serão a base do parecer a ser emitido.

Relatos e Estudos de Caso: Casos que incluam descrições originais de observações clínicas, ou que representem originalidade de um diagnóstico ou tratamento, ou que ilustrem situações pouco frequentes na prática clínica e que mereçam uma maior compreensão e atenção por parte dos cardiologistas.

Notas Técnicas: A revista Onscience aceita notas técnicas que possam melhorar os procedimentos no atendimento ao paciente e que contribuam com inovações.

É importante que as informações sobre os autores sejam inseridas em arquivo modelo: Baixe o modelo de folha de rosto

É importante que as informações do texto sejam inseridas em arquivo modelo: Baixe o modelo de artigos

Artigo de Imagem Cardiovascular: Imagens clínicas ou de pesquisa básica, ou de exames complementares que ilustrem aspectos interessantes de métodos de imagem que esclareçam mecanismos de doenças cardiovasculares e ressaltem pontos relevantes da fisiopatologia, diagnóstico ou tratamento.

Comunicações: Experiências originais cuja relevância para o conhecimento do tema justifique a apresentação de dados iniciais de pequenas séries, ou dados parciais de ensaios clínicos.

Carta ao Editor: Correspondências de conteúdo científico relacionadas a artigos publicados na revista OnScience. Os(as) autores(as) do artigo original citado serão convidados(as) a responder.

IMPORTANTE:

  • Todo manuscrito submetido à publicação deve ter uma folha de rosto contendo o título, título abreviado (até 50 caracteres), autores e instituição.
  • As palavras-chaves inseridas no sistema no ato da submissão devem ser as mesmas que constarão no resumo.
  • As abreviaturas devem ser evitadas e, quando necessárias, devem ser especificadas na primeira vez. Expressões incomuns não podem ser usadas. Uma lista de abreviaturas deve ser fornecida no final do manuscrito. Devem ser fornecidas até seis palavras-chave. Essas palavras devem ser idênticas aos títulos de assuntos médicos (MeSH) que aparecem no Index Medicus da National Library of Medicine (http://www.nlm.nih.gov/mesh/meshhome.html). Um dos autores deve ser designado como correspondente e devem ser fornecidos o endereço completo para correspondência, números de telefone e fax e e-mail. Caso tenha sido fornecido algum apoio financeiro, o nome da instituição deve ser mencionado.
  • Referências: As Referências devem ser numeradas seguindo a seqüência em que são citadas no texto.As referências não devem estar em ordem alfabética.Devem ser identificados no texto com algarismos arábicos entre parênteses (1, 2, 8) ou (1-3) para citar referências de 1 a 3.As referências devem ser formatadas utilizando a normas Vancouver. Não inclua material não publicado e comunicações pessoais na lista de referências.Se necessário, mencione-os no corpo do texto.Para abreviações de nomes de periódicos, consulte a “List of Journals Indexed in Index Medicus” (http://www.nlm.nih.gov). Os autores devem apresentar as referências de acordo com os exemplos a seguir; os nomes de todos os autores devem ser incluídos quando houver mais de seis autores, listar os seis primeiros seguidos de et al. As páginas inicial e final da referência devem ser fornecidas:
    • Trabalhos publicados em periódicos:
      • McQuillan C, Gray A, Kearney A, Menown IBA. Advances in Clinical Cardiology 2017: A Summary of Key Clinical Trials. Adv Ther. 2018 Jul;35(7):899-927.
    • Quando houver DOI
      • Niederer SA, Lumens J, Trayanova NA. Computational models in cardiology. Nat Rev Cardiol. 2019 Feb;16(2):100-111. doi: 10.1038/s41569-018-0104-y.
    • Livros:
      • Sabiston DC: Tratado de Cirurgia. Filadélfia, WB Saunders. 1986; vol. 1, pág. 25.
    • Capítulos de livros:
      • Penn I: Neoplasias no Receptor do Aloenxerto. Em: Milford EL (ed.), Renal Transplantation. Nova York, Churchill Livingstone. 1989; pp. 181-95.
  • As imagens devem estar com o formato em .jpg ou .png já no tamanho final. Não serão aceitas imagens com menos de 300 DPI de resolução ou com qualidade ruim.
  • O comitê editorial não irá aceitar qualquer alteração no artigo no que se refere a inserção de autores que não foram inseridos na submissão inicial e tão pouco alterações na ordem dos autores.
  • A revisão gramatical do texto é de responsabilidade dos autores que devem informar no final do template o nome e e-mail do responsável pela revisão.
  • A OnScience reserva-se o direito de rejeitar manuscritos inadequados (apresentação, número de exemplares, assuntos, etc.).

O texto enviado para o periódico não deve conter qualquer informação que possa identificar seus/suas autores/as: os nomes dos/as autores/as e eventuais informações presentes em notas de rodapé, por exemplo, que possam identificar a autoria do trabalho devem ser removidos, bem como devem ser apagados os dados nas "propriedades do arquivo" que possam identificar autores/as e instituições.

Recomenda-se que as pesquisas que envolvam a participação de seres humanos estejam de acordo com a Resolução CNS 510/2016.

Em conformidade com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics), que visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos, informamos que os/as autores/as devem visitar o website do COPE http://publicationethics.org, que contém informações para autores/as e editores/as sobre a ética em pesquisa.

CONFLITO DE INTERESSES
Deve ser informado qualquer potencial conflito de interesse, incluindo interesses políticos e/ou financeiros associados a patentes ou propriedade, provisão de materiais e/ou insumos e equipamentos utilizados no estudo pelos fabricantes.

No caso de estudos realizados sem recursos financeiros institucionais e/ou privados, deve ser declarado que a pesquisa não recebeu financiamento para a sua realização.

FONTES DE FINANCIAMENTO
Devem ser declaradas todas as fontes de financiamento ou suporte, institucional ou privado, para a realização do estudo.
 No caso de estudos realizados sem recursos financeiros institucionais e/ou privados, é preciso declarar que a pesquisa não recebeu financiamento para a sua realização.

AGRADECIMENTOS
Possíveis agradecimentos devem incluir instituições que de alguma forma possibilitaram a realização da pesquisa e/ou pessoas que colaboraram com o estudo, mas que não preencheram os critérios para a coautoria.